O filme embora não se enquadre como experimental, no entanto pode se dizer que tem tal característica como elemento. É uma obra no qual é preciso sentir o que está sendo vivido pelos personagens, os diálogos são poucos, é um filme onde não fica tudo claro, tal como uma obra artística deve ser. Visto que exige que a sensibilidade do espectador capte o que o diretor quer passar por meio da sua obra, de modo semelhante, que o espectador pesque nas entrelinhas que é dito e não dito.
A trama se passa na capital do Japão. Onde Bob interpretado por Bill Murray, um ator que está de viagem a trabalho para realizar gravações de propagandas comerciais, se encontra em declínio de carreira, o casamento não anda bem e muito menos a relação com a família. Por outro lado, se encontra a jovem bela e misteriosa Charlotte interpretada por Scarlett Johansson, que está acompanhando seu marido que está a trabalho para fazer sessões de fotos. Mas que vive uma relação de distância, devido o esposo só se ocupar com o trabalho e não dá a devida atenção a companheira.
A partir do contexto de cada um e dos fatos apresentados, a verdade é que tanto Bob como Charlotte, estão como numa ilha, perdidos em alma, porque só o corpo está presente. Isto é, presentes na capital de um país onde tudo é incomum para ocidentais como eles, longe de amigos e familiares e com a comunicação limitada com os nativos do país. O que torna a situação mais densa, tendo em vista a fase que estão enfrentando, cada um com seu dilema é verdade, mas ambos sem a sensação de estar vivo, sem o brilho nos olhos. Bob é um homem já vivido, mas parece não ser realizado com sua vida e suas escolhas, embora esteja consciente delas. Já Charlotte, é uma jovem insegura e sem convicção do que quer fazer e sem a certeza da sua relação, pois não está certa que seu casamento foi uma boa escolha.
O encontro dos dois fazem muito bem a ambos para ocasião onde estão inseridos. No entanto, fica claro que aquilo que não tem solidez, é cheio de incertezas e parece se dissipar de maneira tão natural como o encontro de ambos...
コメント